João Jorge de Barros, Dr. Professor - JJ Barros, ATM



Prof. Dr. J.J.Barros (In memoriam)


 


 

     Prof. Dr. J.J.Barros, como era conhecido por todos, era João Jorge de Barros, odontologista de renome nacional e internacional. Ele nasceu em Capão Bonito, interior de São Paulo em 18 de março de 1924. Filho do professor e diretor de escola pública, Prof. Alípio de Barros ao qual muito se orgulhava daquele que foi seu pai e mestre dedicado.

      Com a transferência de sua família para São Paulo, prestou concurso e entrou na Faculdade de Odontologia da USP. Nesse tempo começou a trabalhar como auxiliar, em um consultório dentário.

       Se formou com louvor no segundo semestre de 1945, continuando após formado na faculdade. Ganhou uma bolsa de estudos da USP indo em 1952 como residente e professor visitante para a Universidade do Alabama-USA, com sua família. Permaneceu ali, estagiando, por ceca de 3 anos.
      Nos Estados Unidos, estagiou em várias áreas da odontologia (lá a odontologia é uma extesão da medicina). Ele deu, em seus estudos, ênfase a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e, fez na época, curso de hipnose para uso médico e odontológico.

       Voltando ao Brasil continuou a carreira como professor na USP na cadeira de Cirurgia na faculdade de odontologia permanecendo nessa instituição até se aposentar. Ao mesmo tempo montou sua clinica na sua residência e concomitantemente trabalhava como dentista voluntário, juntamente com alguns colegas, em uma clinica pertencente a igreja N.S. do Calvário, no bairro de Pinheiros em São Paulo, capital.

      Depois, mudou sua clinica para o bairro dos Jardins, na rua Padre João Manuel em São Paulo, local aonde exerceu, junto com seu filho, Dr. Luiz Fernando Vaz de Barros, por mais tempo, na sua clínica particular.

      Escreveu vários livros e artigos na área de odontologia, nas áreas de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e de ATM.

      Estagiou e trabalhou em vários hospitais, na área de cirurgia e já começava, após o seu retorno do exterior, a dar cursos e palestras na área de cirurgia e a difundir o uso da hipnose no meio odontológico. É nessa época, que começou a se interessar pelos problemas de ATM; com sua pequena maleta preta, ao qual levava para todos os lugares, sempre havia um pedaço de placa de “Vulcapiso” hoje conhecido como Paviflex, utilizado para revestimento para pisos, placa essa que ele recortava em forma de “ferradura” que era colocado entre os dentes, para o alívio temporário das dores dos colegas e pessoas, que descobriam que estavam com sintomas de ATM, quando assistiam as palestras e cursos, ministrados pelo Dr João Jorge de Barros; palestras essas de cirurgia, em que ele já começava a incluir assuntos, sobre ATM (hoje, além do termo ATM, existem outras denominações para esses problemas, como DTM, entre outras).

      Naquela época, pensava- se que a causa dos sintomas da ATM, era o “menisco da articulação temporomandibular” (hoje chamado de disco articular). Muitos desses discos articulares, foram retirados, na expectativa de alivio das dores.

      Posteriormente, através de “tese de doutoramento”, defesa essa, ao qual foi agraciado com louvor, comprovou-se que esses discos articulares, não tinham inervação e, por isso, não poderia ser as causas da dores da ATM.

      Os estudos das dores, de origem da ATM, voltou-se então para os músculos, especialmente os da mastigação. Procurava-se produzir o relaxamento desses músculos, através do aparelho eletrônico (foi ai que surgiu miolator – hoje chamado de tens, utilizados para o relaxamento muscular, até nos nossos dias), utilizado para o alívio dos sintomas de dor da ATM. Hoje sabe-se que esse alívio, é devido à produção de endorfina, pelo nosso corpo (que tem efeito calmante, relaxante e analgésico).

      O Dr João Jorge de Barros, foi o pioneiro na criação, pesquisa e uso do Miolator (atualmente chamado de tens), usado no alivio das dores e relaxamento muscular, das algias da ATM. O primeiro aparelho, usando também a luz em pulsos, como coadjuvante no tratamento (aumentando o efeito biofeedback), foi feito pelo Dr Luiz Fernando Vaz de Barros e atualmente se encontra no Museu da Odontologia, da APCD.

      Com a evolução da ATM, viu-se também que as dores e outros tipos de sintomas, originadas por problemas da ATM, vinham pela má posição na oclusão dos dentes, problemas esses, que geram desequilíbrio e dor, nos músculos e nas articulações e dores reflexas, em diversos outros músculos.

       Foi também o primeiro a utilizar e, divulgar nos entre os profissionais de odontologia e medicina, a técnica da hipnose no Brasil. (1954)


Curriculum: Ex-professor da Faculdade de Odontologia - Universidade de São Paulo. Ex-Residente nos Hospitais da Universidade do Alabama USA. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Conselho Federal de Odontologia - Ex-Professor Titular da Universidade de Mogi das Cruzes Professor Titular da Universidade Paulista (Campos Bacelar e Campinas). Membro, Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Consultor em Traumatologia Maxilo-Facial da Força Aérea Brasileira. Fundador e Orientador da Equipe de Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fellow of the International Association of Oral and Maxilofacial Surgeons. International Fellow of the Oral Surgery - W.K. Kellog Foundation. International Consultant-Journal of Oral and Maxillofacial Surgery.Visinting Professor-University of Alabama at Birmigham-USA. Fundador e Ex Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

São Paulo, 26 de abril de 2001

      Fale conosco, pelo telefones: (11) 2296-4943 ou (11) 2092-6159 para esclarecer suas dúvidas, para orientações ou caso deseje agendar um horário, para melhor podermos avaliar os seus sintomas. Teremos grande prazer de ajuda-lo.

     
Para envio de E-mail, coloque também, o nome de sua cidade e um telefone, com DDD, para contato. Nosso e-mail: jjbresp@uol.com.br


Consultório Dr. Luiz Fernando Barros.
Prof. Dr. JJ Barros.

-50 anos-
ATM, Cirurgias, implantes, estética e clareamento dental.
Rua Miguel Venditi 56 - São Paulo, São Paulo.
Site: http://www.atm-cjb.com.br