Prevenção na criança

    

    Como prevenir os sintomas da ATM ou DTM, em crianças e adolescentes? - “Prevenção na Infância” A importância da intervenção ou acompanhamento precoce, na criança, para prevenção de problemas futuros, nas ATMs ou DTMs, como dor de cabeça, tontura e zumbido no ouvido, labirintite.

Sempre devemos acompanhar o desenvolvimento dos dentes e da face, nas crianças, desde o nascimento dos dentes decíduos (conhecidos como dentes de leite), procurando prevenir ou interceptar, problemas ou sintomas, que poderiam ocorrer futuramente a essa criança, quando ela atingir a fase de adolescente ou adulta (como mordida cruzada, vícios de língua, língua presa, alterações no desenvolvimento dos ossos ou posicionamento dos dentes, problemas de respiração bucal); procurando eliminar alguns hábitos, como chupar o dedo, uso de chupeta não ortodôntica ou problemas de bruxismo ou briquismo, por exemplo.

Uma paciente adolescente, de 14 anos. Não foi visto, quando criança, que o freio lingual impedia que ela colocasse a língua no palato (conhecido como céu da boca), com a boca aberta – como normalmente deveria ocorrer (problema conhecido como língua presa). Devido a isso, ela não conseguia pronunciar, certas palavras corretamente, além de já estar começando a ter alterações de posição, dos dentes anteriores inferiores e possibilidade, de no futuro, de ter sintomas de disfunção da ATM ou DTM.

A postura incorreta da língua, na deglutição e em descanso da língua: vício lingual. A língua, se não tiver na posição correta, ao engulir ou em posição de descanso, pode levar, também, a alterações na posição dos dentes e dos ossos, da face gerando deformidades faciais, como morrdida aberta anterior, micrognatia (queixo curto), alogamento da face, na fase adulta, que poderia ser evitado, se fosse corrigido esse vício de língua, quando criança. Esse problema lingual, pode aparecer também, no respirador bucal.

Em uma radiografia panorâmica, podemos visualizar e prevenir problemas, como problemas nasais, que podem causar alterações, dento faciais.

No caso da hipertrofia do corneto, o paciente tem dificuldade de respirar normalmente, pelo nariz (chamado de respirador bucal). Se esse problema, não for visualizado e corrigido precocemente, acaba gerando, entre outros problemas, um palato profundo, vicio de língua e alterações de posição dos dentes e da face. Veja na radiografia abaixo a cavidade escura do nariz (normal), acima dos dentes figura A, em relação a figura B, parte braca acima dos dentes. Devido a isso, é um respirador bucal, podendo gerar diversos problemas, como alteração dento facial, apnéia do sono ou ronco, bruxismo e problemas de criança hiper-agitada.

      Nós estamos localizados em São Paulo, capital. Desde 1954, dedicados no diagnóstico, tratamento e estudos; com centenas de pacientes atendidos, aos quais se encontram livres, de seus sintomas.

      Atendimento por telefone: (11) 2296-4943 ou (11) 2092-6159, para esclarecer suas dúvidas, orientações ou caso deseje agendar um horário, para melhor podermos avaliar, os seus sintomas.

      Atendimento, por E-mail: jjbresp@uol.com.br -Coloque, se desejar também, o seu telefone e o nome de sua cidade. Retornaremos o mais breve possível.

 

Consultório Dr. Luiz Barros.
Prof. Dr. JJ Barros
(
-50 anos-)

Rua Miguel Venditi 56 - São Paulo - capital
Pioneiro no tratamento da ATM, dentistas
Site: http://www.atm-cjb.com.br

 

Nossa sala de visita

Nossa sala de visita